O principezinho...



"- Mas a raposa voltou a insistir na sua ideia:- Tenho uma vida terrivelmente monótona. Eu, caço galinhas e os homens, caçam-me a mim. As galinhas são todas iguais umas às outras e os homens são todos iguais uns aos outros. Por isso, às vezes, aborreço-me um bocado. Mas, se tu me prenderes a ti, a minha vida fica cheia de sol. Fico a conhecer uns passos diferentes de todos os outros passos. Os outros passos fazem-me fugir para debaixo da terra. Os teus hão-de chamar-me para fora da toca, como uma música. E depois, olha! Estás a ver, ali adiante, aqueles campos de trigo? Eu não como pão e, por isso, o trigo não me serve de nada. Os campos de trigo não me fazem lembrar de nada. E é uma triste coisa! Mas os teus cabelos são da cor do ouro. Então, quando eu estiver presa a ti, vai ser maravilhoso! Como o trigo é dourado, há-de fazer-me lembrar de ti. E hei-de gostar do barulho do vento a bater no trigo...A raposa calou-se e ficou a olhar durante muito tempo para o principezinho.- Por favor...Prende-me a ti! - acabou finalmente por dizer. "
(...)
"- E o que é que é preciso fazer? - perguntou o principezinho.- É preciso ter muita paciência. Primeiro, sentas-te um bocadinho afastado de mim, assim, em cima da relva. Eu olho para ti pelo canto do olho e tu não me dizes nada. A linguagem é uma fonte de mal entendidos. Mas todos os dias te podes sentar um bocadinho mais perto...O principezinho voltou no dia seguinte."

Antoine de Saint-Exupéry

2 comentários:

Anónimo disse...

Gosto mto do Principezinho. Tanto q tenho q fazer uma correcção: a raposa não lhe diz “prende-me”. Ela diz “cativa-me”. E isso faz uma grande diferença pq prender tem a ver c perder alguma liberdade, enqto q cativar tem a ver c criar laços.
Desde q o li a 1ª vez gostei tanto dessa palavra q passei a querer cativar alguém, nunca prender – não é mto melhor?! :)

Xana Pais disse...

obgd pelo reparo! fiz um copy/paste desta passagem e confesso que não li com mta atenção pois conheço o texto!
assim que puder corrigo!!
e faz todo o sentido claro....
vai passando...